Escolas públicas do estado são destaque na V Semana de Dança da Assembleia Legislativa

Estudantes de 10 escolas públicas do estado foram destaque na V Semana de Dança da Assembleia Legislativa da Bahia, evento realizado no auditório jornalista Jorge Calmon, nestas quarta (3) e quinta (5) feiras, por iniciativa do deputado Marcelino Galo (PT), como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Dança (29 de abril). A participação ampliada dos alunos teve por objetivo atrair a juventude da dança e da cultura para a Mostra que é realizada desde 2013. Nos dois dias de atividades, mais de 30 intervenções que envolveu dançade salão, samba de roda, dança de rua, tango, balé, gafieira, forró, jazz, hip hop, entre outras modalidades, encantaram o público que foi prestigiar uma das três principais artes cênicas da antiguidade.

“Foram dois dias de troca de experiências e conhecimentos entre os grupos e estudantes que se apresentaram e a plateia que prestigiou os espetáculos. Mas também de debates e de conscientização política sobre a importância de termos políticas públicas que valorizem e fortaleçam essa linguagem cultural muito presente em nosso estado”, afirmou o deputado Marcelino Galo, que destacou o protagonismo dos jovens nas apresentações e agradeceu a contribuição de Bete Wagner na organização do evento. “É muito importante ter a juventude envolvida com a arte e com a cultura, e a escola é um espaço fundamental para fomentar e fortalecer isso. A dança é um dos instrumentos da cultura essencial no desenvolvimento e que pode ajudar, ainda mais, a transformar vidas”, enfatizou o parlamentar.

“Eu amo dança. Quero estudar dança e ser uma dançarina profissional. Gosto de pesquisar sobre o significado, as expressões corporais, como surgiu. Espero voltar neste auditório para dançar tão lindo quanto meus colegas que estão no palco”, afirmou Érica Medeiros Góes, estudante do 7º ano do Colégio Estadual Ruben Dário.

Também se apresentaram na V Semana de Dança da Assembleia Legislativa Adalgisa Rolim, o grupo Bamberg, o Balé Jovem de Salvador, a Escola Contemporânea de Dança, a Ebateca, Escola Dance Gin, os grupos Solo, MV Cia de Dança, Juntos e Misturados Duo, Adalgisa Rolim, a escola de Ballet Marília Nascimento, Tina Leiro, Denys Silva, Ballet Esperança, Escola de Flamenco e ritmos espanhóis e o Funceb. Além deles, estudantes dos Colégios Professor Bandolina, Professor Elisabete Chaves Veloso, Luís Rogério de Souza, Castro Alves, Kleber Pacheco, Rubem Dario, da Escola Candolina Classe VII, Escola Parque e do Centro Educacional Carneiro Ribeiro.