Empossado como novo membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) para o biênio 2015/2016, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) destacou a importância do colegiado para a defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável na Bahia. O petista tomou posse nesta sexta-feira (21) junto com outros 98 conselheiros, entre titulares (33) e suplentes (66), no auditório da Secretaria do Planejamento, no Centro Administrativo da Bahia.
“É uma honra compor o Conselho Estadual do Meio Ambiente. Acredito que assim como na Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, da qual sou o presidente, o Cepram é um espaço privilegiado de defesa do meio ambiente. Temos questões importantes a serem discutidas, a exemplo dos efeitos dos agrotóxicos, a implementação do Código Florestal e da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a preservação das nascentes e dos rios”, afirmou Galo, que na Assembleia Legislativa também ocupa a vice-presidência da Comissão de Meio Ambiente , Seca e Recursos Hídricos.
O Conselho Estadual do Meio Ambiente conta com assentos para as universidades, municípios, biomas, Assembleia Legislativa e poder público federal, além de representantes de entidades de classes e organizações que atuam na defesa do meio ambiente. Desde 2012, com a nova Política Ambiental do Estado (Lei 12. 377/2011), houve a ampliação para os três segmentos – poder público, sociedade civil e setor produtivo. O Cepram é o mais antigo conselho ambiental do país. Vinculado à estrutura da Secretaria do Meio Ambiente, tem como finalidade deliberar sobre diretrizes, políticas, normas e padrões para a preservação e a conservação dos recursos ambientais no estado.