Em vídeo gravado durante a realização do Camping Digital do Partido dos Trabalhadores na cidade de São José dos Campos em São Paulo, no feriado da Semana Santa, o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha elogiou o trabalho desenvolvido pelo deputado Marcelino Galo (PT) na Bahia e destacou o apoio do petista ao Programa Mais Médicos.
“Um grande abraço ao companheiro Marcelino Galo, a todos os baianos e ao governador Jaques Wagner. Quero agradecer muito porque você foi um grande defensor do Programa Mais Médicos. Todo povo baiano e aqueles que mais precisam de médicos sabem da importância do programa que tá atendendo a população nos municípios do sertão, da periferia das grandes cidades, a população indígena e a população quilombola, garantindo o atendimento humanizado ao nosso povo baiano! Um abraço companheiro”, agradeceu Padilha, que deixou o Ministério da Saúde para disputar o governo do Estado de São Paulo pelo PT nas eleições de outubro.
Assista o depoimento, clique aqui.
Dos 417 municípios baianos, 317 foram cadastrados para participar do Programa Mais Médicos. O número representa 76% do total de cidades do Estado. A Bahia já recebeu 1.155 novos profissionais de saúde voltados ao atendimento básico nas cidades e regiões mais afastadas onde os profissionais brasileiros se recusavam a trabalhar.
“Os profissionais vinculados ao Mais Médicos na Bahia vão garantir a assistência médica a 3,9 milhões de baianos, especialmente nas regiões mais vulneráveis e historicamente desassistidas. Por isso nunca me refutei a apoiar esse programa fundamental de promoção da saúde e preservação da vida. É mais uma política correta, acertada, que privilegia o interesse coletivo, da nossa população”, pontuou Marcelino Galo, ao lembrar que o projeto faz parte “das transformações sociais inclusivas que estamos promovendo no Brasil desde o primeiro ano do governo do presidente Lula”.
Além de Salvador, entre as cidades baianas beneficiadas estão Alagoinhas, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Sobradinho, Ipiaú, Bom Jesus da Lapa, Ilhéus, Lapão, Adustina, Araci, Buritirama, Poções, Jaguaquara, Nova Campo Alegre de Lourdes, Cansanção, Carinhanha, Central, Cocos, Coronel João Sá, Correntina, Formosa do Rio Preto, Itiúba, Jeremoabo, Ibirataia, Canaã, Canavieiras, Valença, Brumado, Paulo Afonso, Macaúbas, Mansidão, Nova Soure, Remanso, Riacho de Santana, Serra Dourada, Entre Rios, Sítio do Quinto, Souto Soares, Dias D'Ávila, Cruz das Almas, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Muritiba, Campi Grosso, Senhor do Bonfim, Gongogi, Jequié e Tucano, dentre outras.