Eleição de João Carlos Sales marca nova etapa na história da UFBA, afirma Galo

A escolha dos professores João Carlos Salles e Paulo Miguez, pelos estudantes, professores e servidores, para dirigir a Universidade Federal da Bahia representa uma nova etapa na história da instituição. A avaliação é do deputado estadual Marcelino Galo (PT), um dos principais apoiadores da Chapa 1, que sagrou-se vitoriosa com 7.593 votos nas 45 unidades de votação, 4.554 votos a mais que o segundo colocado na consulta pública.

“Ao parabenizar os professores João Carlos Salles e Paulo Miguez, saúdo os estudantes, professores e servidores pela construção coletiva desta vitória de excelência para a reitoria da UFBA, que representa uma nova etapa na história desta instituição que é fundamental para o desenvolvimento da Bahia”, afirmou Galo, em registro feito em sua conta do Facebook pouco antes das 6 horas da manhã. “Temos certeza dos avanços que serão conquistados pela UFBA, na gestão e, sobretudo, na relação com a comunidade acadêmica, com a sociedade e os movimentos sociais na honrosa tarefa que todos nós temos de fazer da Universidade um campo inclusivo da construção do conhecimento, da transformação social”, pontuou o petista.

Com o fim da consulta pública, o nome do mais votado é encaminhado para os Conselhos Universitário (Consuni) e Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que elaboram a lista tríplice, que contará também com dois novos candidatos. A lista será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) no dia 18 de junho. A partir da lista, o ministro Henrique Paim nomeia o novo reitor, que toma posse em agosto e exerce durante o quadriênio 2014-2018.