Os 50 anos do Golpe Militar, que serão completados no dia 1º de abril, terça-feira, têm sido lembrados de diversas formas pelo Brasil. Em Salvador, está programada, para segunda-feira (31), uma solenidade para devolução simbólica de mandatos de 13 deputados estaduais que foram cassados entre 1964 e 1969 por defenderem a democracia e as liberdades individuais.
“A solenidade será um marco no resgate da história e da memória daqueles que deram a vida pela democracia e injustamente foram cassados e perseguidos pelo regime de chumbo em nosso estado”, afirma o presidente da comissão que investiga as violações cometidas por agentes da ditadura militar sobre o parlamento baiano, deputado Marcelino Galo (PT).
Os políticos que serão homenageados são: Diógenes Alves, Ênio Mendes de Carvalho, Sebastião Augusto de Souza Nery, Wilton Valença da Silva, Hamilton Saback Cohim, Arena, Luiz da Silva Sampaio, Marcelo Ferreira Duarte Guimarães, Osório Cardoso Villas Boas, Aristeu Nogueira, Luiz Leal, Octávio Rolim, Oldack Neves e Padre Palmeira. Além dos parlamentares que terão os mandatos devolvidos simbolicamente, participarão do evento que começa às 9h30, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, o governador do Estado Jaques Wagner e demais autoridades.