A Comissão Especial da Verdade da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), promoverá na próxima quarta-feira, 19 de março, às 11h, uma audiência pública com a presença de diversas entidades que trabalham nas pesquisas e investigações sobre o período do golpe militar. O objetivo é debater os preparativos e mobilização para a sessão solene que devolverá, simbolicamente, no dia 31 deste mês, os mandatos dos deputados estaduais baianos cassados na época da ditadura militar (1964-1985).[/caption]
"Será uma sessão histórica para a Casa Legislativa baiana. E fará parte da semana de rememorar o cinquentenário do golpe militar no Brasil para que a sociedade brasileira não esqueça, para que jamais volte a acontecer", destacou Marcelino Galo. “O golpe militar foi pensado, estruturado e financiado pelos Estados Unidos. A ditadura interrompeu a construção de uma nação justa, fraterna e igualitária. A esquerda junto com o povo brasileiro tem o desafio de lutar para fazer valer aqueles direitos previstos nas Reformas de Base, que representam um novo marco civilizatório, cuja conquista foi interrompida pelas armas dos militares”. Galo adiantou que a solenidade histórica da devolução dos mandatos no dia 31 de março acontecerá às 9 horas no auditório do Edifício Senador Jutahy Magalhães, na Assembleia Legislativa, enquanto a audiência pública do dia 19 será realizada na Sala das Comissões.
O deputado petista também destacou que este grande ato promovido pela comissão é em cooperação com a Fundação Pedro Calmon, que desenvolve uma análise sobre o golpe militar e os seus efeitos para a sociedade brasileira. Outra atividade ressaltada pelo presidente é a oitiva do ex-deputado Hilton Valença, no dia 17 de março, em sua residência, devido a problemas de saúde. Com esta oitiva, apenas restará o contato com familiares do ex- -deputado Luiz da Silva Sampaio. Até o momento, o colegiado não conseguiu informações sobre parentes, uma vez que o mesmo já é falecido.