O jornalista baiano e ex-deputado estadual Sebastião Nery, cassado pelo golpe militar em abril de 1964, quando exercia o mandato pelo Movimento Trabalhista Renovador (MTR), será ouvido nesta quinta-feira (17) às 15 horas no Rio de Janeiro pelo presidente da Comissão Especial da Verdade da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT). Baiano de Jaguaquara, Sebastião Nery dará o depoimento na capital fluminense, onde reside. Problemas de saúde impediram que seu testemunho ocorresse em Salvador. “Sebastião Nery conviveu com os personagens mais importantes do Brasil. Conhece profundamente a história e é a memória do nosso país. Um dos depoimentos mais importantes. Uma oportunidade imperdível, única, para a comissão colher mais informações sobre todo o período que está sendo investigado, resgatar a memória e esclarecer os fatos históricos de um período obscuro e truculento da história do Brasil,” destacou Marcelino.
Em dezembro, Sebastião Nery lança mais um livro para enriquecer a literatura política brasileira: “ Ninguém me contou, eu vi – ” de Getúlio a Dilma.
Giocondo Dias – Na sessão ordinária realizada ontem pela Comissão Especial da Verdade, Marcelino Galo propôs que no próximo dia 20 de novembro seja realizada uma homenagem a Giocondo Dias, deputado constituinte de 1946, cassado, que faleceu aos 73 anos. "Vamos convidar os familiares e militantes comunistas e transformar a audiência pública em uma homenagem póstuma muito justa a esse grande lutador", completou o deputado petista, lembrando que dois dias antes da audiência, 18 de novembro, Giocondo completaria 100 anos. “Giocondo, contemporâneo de Carlos Marighella, João Falcão e Jorge Amado, esteve ao lado do povo brasileiro na luta para construir nossa democracia. Fez a luta libertária”.