Para garantir que os agricultores familiares sejam inscritos no programa, a EBDA realiza mutirões de atendimento nas comunidades rurais, com apoio de secretarias municipais de Agricultura, sindicatos e lideranças de cada região. Segundo a gerente regional Edilza Reis, o trabalho realizado em conjunto garante que um número cada vez maior de agricultores inicie uma safra assegurada de milho e feijão, cujo período de plantio começa em abril e vai até junho.
Os municípios que já fazem as inscrições são Feira de Santana, Ipirá, Serra Preta, Pintadas, Santo Estêvão, Antônio Cardoso, Ipecaetá, Santa Bárbara, Santanópolis, Tanquinho, Candeal, Ichu, Riachão do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Gavião, Nova Fátima, Pé de Serra, Coração de Maria, Irará, Água Fria, Conceição da Feira e Anguera.
Podem participar do Garantia Safra os agricultores familiares com renda até um salário mínimo e meio que cultivam arroz, feijão, algodão, mandioca e/ou milho em áreas de 0,6 a cinco hectares. Para se inscrever no programa, o agricultor familiar deve procurar o escritório local da EBDA ou a gerência regional e preencher a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Mesmo que o agricultor já tenha cadastro, é necessário procurar o órgão responsável para atualizar as informações.