Integrante do Fórum Nacional de Deputados e Deputadas Estaduais do PT, o líder da bancada na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo, participou, na noite desta segunda-feira (11), de um debate na tvPT sobre as ações de enfrentamento ao novo coronavírus no Brasil e nos estados. Na ocasião, o líder do PT na Alba destacou a situação do governo federal e a crise política acentuada com o Covid19 no Governo de “Bozovírus”. “Não é só a pandemia do Covid-19 que precisa de ações políticas. Ou se faz o impeachment ou não teremos o fim do combate à propagação desse vírus em nosso país. São duas coisas que estão juntas, e vejo que o Bozovírus pode se tornar algo muito pior e mais grave do que o coronavírus”, ironizou.
Durante o debate, o deputado falou da insuficiência no repasse de verbas federais para a Bahia, e observou que antes mesmo da pandemia o governo baiano já vinha sendo “sabotado” pelo presidente Jair Bolsonaro, que cancelou o envio de recursos já garantidos para obras federais no Estado. Em contrapartida, Marcelino Galo destacou as ações do Governador Rui Costa, juntamente com o Consórcio do Nordeste, para conter a propagação do vírus na capital e no interior.
Sobre o Fórum Nacional de Deputados e Deputadas Estaduais do PT, Marcelino declarou que o grupo é fundamental para um debate reflexivo sobre a realidade política do país, além de impulsionar a atuação dos parlamentares petistas. “Somos mais de 150 deputados estaduais e temos 70 mil dirigentes em todo o Brasil. É um número significativo de militantes, e nesse momento temos que nos integrar e nos qualificar para essa intervenção que a realidade nos exige, juntamente com nossos quadros institucionais”, explicou Marcelino.
Defensor da agroecologia e do meio ambiente, Marcelino Galo pontuou também o crescimento das queimadas e do desmatamento na Amazônia durante o atual governo. “Nunca se desmatou tanto no agronegócio. Inclusive, vale ressaltar que, enquanto os índices de poluição atmosférica diminuíram no mundo todo durante a quarentena, no Brasil o desflorestamento continua emitindo carbono do mesmo jeito”, lamentou.
O debate foi transmitido através do canal oficial do PT Nacional no Youtube, assim como nas páginas oficiais do PT Nacional e do PT na Alba no Facebook. Participaram do debate a deputada estadual Flora Izabel (PI), o deputado estadual Pepe Vargas (RS) e o deputado estadual Teonílio Barba (SP). O debate foi mediado por Pedro Camarão.
PT na Alba