Durante o lançamento da candidatura do professor João Carlos Salles à reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pela Chapa 1, na noite de terça-feira (22), o deputado estadual Marcelino Galo (PT) afirmou que a universidade pública tem que ser democrática, popular e de excelência, com a produção de conhecimento contra hegemônico, que represente os avanços demandados pela sociedade com a formação inclusiva de quadros técnicos/intelectuais que possam contribuir com o desenvolvimento fundamentado da Bahia.
“O companheiro João Carlos Salles será um grande reitor. É um grande intelectual, tem uma capacidade de gestão muito importante. Então ele é fundamental para a universidade, porque a universidade precisa ter gestão, mas também ter ciência, pessoas com capacidade de pensar uma nova academia, que se relacione com a comunidade, com os movimentos sociais, que limpe a universidade dos resquícios da ditadura militar. Com João Carlos e Paulo Miguez nós vamos aproximar a universidade do povo. A educação é a base mais importante para a construção coletiva de uma nova civilização, por isso defendo a eleição da chapa 1 à reitoria da Universidade Federal da Bahia.”, afirmou o petista.
Durante o ato, na Faculdade de Arquitetura da UFBA, na Federação, João Carlos Salles e Paulo Miguez apresentaram a plataforma de campanha, construída em conjunto com estudantes, professores e servidores da universidade. Sales destacou que o objetivo da sua candidatura à reitoria e a de Paulo Miguez como vice-reitor é garantir o protagonismo da comunidade acadêmica nas ações que buscam conquistar a excelência, com o compromisso da autonomia universitária e da relação sustentada e democrática com a sociedade. "Precisamos ter um padrão de excelência na UFBA, garantindo trabalhadores qualificados e bem remunerados, professores que sintam prazer e satisfação em estar neste espaço de construção, com um colegiado participativo. Um mandato coletivo e participativo que seja para além do processo eleitoral, assim teremos uma universidade ampla que vai para além dos campi da UFBA, mas para toda a sociedade", afirmou.
Entre os apoiadores da Chapa 1, também estão o ex-ministro da Cultura no governo Lula, o cantor e compositor Gilberto Gil, a filosofa Marilena Chauí e o jornalista e escritor Emiliano José, dentre outros.