Economista, cientista política, ambientalista, militante da política, da cultura e das artes, Beth Wagner recebe nesta sexta-feira (20), a partir das 9 horas, na Assembleia Legislativa, o Título de Cidadã Baiana, condecoração proposta pelo deputado Marcelino Galo (PT). Ex-vice-prefeita e secretária de Educação de Salvador na gestão Lídice da Mata (1993-1996), a carioca Beth Wagner reside na Bahia há mais de 30 anos. Em 1989 foi eleita vereadora de Salvador, quando participou ativamente das comissões da mulher e do meio ambiente, destacando-sepelas contribuições à Lei Orgânica do Município. No ano seguinte formou com Lídice da Mata e Salete o famoso trio político de esquerda, as “Três Marias”, na disputa pelo governo do estado.
À frente da educação, na capital, teve papel importante também na implementação do Plano Decenal, da 1ª Conferência Municipal, da introdução da pedagogia inter-étnica, da educação ambiental e da eleição de diretores.Recentemente, em 2007, à frente do Instituto do Meio Ambiente da Bahia, a Bahia de Todos os Santos ganhou um Programa de Gestão Integrada. Cursos de mudanças climáticas e construção sustentável entraram na pauta e a Bahia ganhou o Memorial do Meio Ambiente Professor Milton Santos, único no país.
“Notável também é a sua contribuição para o desenvolvimento da cultura e das artes na Bahia, onde, com sua militância, defende os interesses da dança, da música e de outras linguagens culturais. Apaixonada pela dança, sobretudo, Beth Wagner organiza há 3 anos seguidos a “Semana da Dança” na Assembleia Legislativa, oportunidade em que grupos de dança de toda a Bahia se apresentam nesta Casa Legislativa, fortalecendo o debate sobre investimentos e políticas públicas no parlamento para a cultura baiana”, afirma Galo. Entre as autoridades que devem participar da atividade de entregar do título de cidadã baiana a Bete Wagner estão os ministros Jaques Wagner e Juca Ferreira.