Os deputados estaduais Marcelino Galo e Gika se uniram para debater o fortalecimento do movimento cultural Quixabeira na Bahia. A discussão proposta pelos parlamentares acontece nesta sexta-feira (11), às 9h30, no plenário da Casa. “Entendendo a importância desse movimento para a cultura nordestina é que propormos a realização de uma audiência pública a fim de trazer para esta Casa um debate sobre o fortalecimento do Movimento Cultural de Quixabeira”, destacaram os parlamentares nos documentos.
A Quixabeira é um movimento que começou a partir de uma pesquisa feita pela senhora Maria José de Oliveira dos Santos, no final da década de 80, e a partir dela foi produzido o disco “Da Quixabeira pro berço do rio”. O sentido era dar ao trabalhador/compositor as mesmas condições que um músico profissional tem.
O movimento começou com seis grupos de quatro municípios. Aos poucos foi aumentando e, a partir de 1997, conseguiram realizar um sonho que era almejado desde o começo, que era fazer uma grande festa anual, que reunisse esse mundo rural.