Odeputado estadual Marcelino Galo (PT) parabeniza o município de Itaetê com moção de aplausos na Casa Legislativa pela passagem dos 53 anos de emancipação política. As comemorações acontecem nesta quinta-feira, 25 de setembro. “Salientando que a presente moção é extensiva a todos os munícipes”, completa.
Segundo o parlamentar, “de uma pequena povoação chamada Tamanduá, localizada no território da Chapada Diamantina, surgiu o que hoje é o município de Itaetê, desmembrado da cidade de Andaraí”. Próximo ao rio Paraguaçu, o povoado se desenvolveu a partir de uma feira, junto a catedral de Santa Lorena, cujo comércio era de diamantes e ervas típicas do semiárido. A antiga estrada de ferro, também fez parte do crescimento de Itaetê, além do importante papel dos tropeiros que construíram um grande centro comercial até a estação ferroviária. Atualmente, além do comércio, o município tem sua economia baseada na agricultura familiar, “com onze assentamentos da reforma agrária”, e turismo, que possui uma das mais visitadas atrações eco turísticas do estado, o Poço Encantado.
“Dessa forma, torna-se mais do que justa a apresentação de moção de aplausos pelo aniversário de emancipação política desse município de belezas naturais tão importantes para o turismo e destaque no desenvolvimento da agricultura familiar contribuindo assim para a economia do nosso estado”, conclui Galo.