A liberação da pista de pouso do aeródromo de Jacobina para voos civispela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), nesta segunda-feira (10), foi comemorada pelo ex-deputado federal Amauri Teixeira (PT) e pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT).De acordo com aSecretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, arenovação da licença é válida por 10 anos.Fruto de uma articulação feita por Amauri Teixeira, quando deputado na Câmara Federal em Brasília, fortalecida com a atuação do deputado Marcelino Galo na Assembleia Legislativa,o Aeroporto 2 de Julho recebeu investimentos e passou por reformas para atender os padrões de segurança exigidos pela agência estatal. Entre os serviços executados, estão a limpeza geral e movimento de terra do sítio aeroportuário, a construção de nova cerca, eliminação de obstáculos do entorno do aeródromo, recuperação, redimensionamento e sinalização da pista de pouso e decolagem e construção de nova biruta. Foram investidos cerca deR$ 2.000.000,00 no terminal, que já está aberto a pouso e decolagens de aeronaves da aviação geral, inclusive com publicação no ROTAER.
“Jacobina, por seu protagonismo e importância regional, não podia ficar sem aeroporto. Por isso, a liberação do terminal e do equipamento para receber voos é muito importante para o desenvolvimento do nosso município e de toda a região do Piemonte da Diamantina. Inclusive vamos trabalhar para que num futuro próximo nosso município tenha um aeroporto mais moderno, amplo e com capacidade para receber voos comerciais de todo Brasil, visto a importância de Jacobina como cidade polo de grande relevância para o desenvolvimento da Bahia”, destacou Amauri, ao lembrar à participação de outros atores para a liberação do equipamento. “Não podemos esquecer que nossos parceiros e companheiros de luta, como o secretário Marcus Cavalcanti, os senadores Otto Alencar e Walter Pinheiro, Cícero Monteiro, dos deputados Jorge Solla e Marcelino Galo, além da participação decisiva do ministro da Defesa Jaques Wagner e do governador Rui Costa, no processo de intensificações que fizemos, tiveram um papel muito importante nesta conquista para Jacobina”, ressaltou Amauri, que defendeu a revisão dos procedimentos técnicos da ANAC para liberação de aeroportos no país e a ampliação do quadro funcional da agência.
O deputado Marcelino Galo também destacou a importância do terminal para Jacobina. “A atuação do deputado Amauri Teixeira foi fundamental para que o aeroporto, interditado desde 2011, passasse por esta requalificação e fosse liberado para operar voos que irão contribuir com a mobilidade da população de todo o território do Piemonte da Diamantina e, sobretudo, com o desenvolvimento econômico de Jacobina e região”, afirmou Galo, ao destacar também apolítica de incentivos do governo do Estado para promover a expansão da aviação regional na Bahia. “Jacobina é um dos 20 municípios que terão participação noPlano Aeroviário da Bahia (PAEBahia), cujo investimentos previstos é da ordem de R$ 800 milhões até o ano de 2033 nos 20 aeroportos da Bahia. Isto é reflexo do compromisso do nosso governo com o desenvolvimento regional, com a descentralização dos investimentos”, ressaltou Galo.