Fórum Revista 200 celebra a edição da primeira revista brasileira

Na noite de ontem, segunda-feira (2), aconteceu a abertura dos trabalhos do “Fórum Revista ano 200”, onde profissionais da comunicação iniciaram a celebração dos 200 anos da edição da primeira revista brasileira. Essa iniciativa é uma ação da Revista Imprensa em parceria com a Associação Baiana de Imprensa (ABI) e que continua durante todo o dia dessa terça-feira (3), no auditório do prédio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador.

O deputado petista Marcelino Galo, participou do evento e destacou a importância da atuação da imprensa baiana. “Acredito que a função social do jornalismo, independente do formato do meio de comunicação tem de sobressair aos interesses políticos e religiosos. Estamos aqui celebrando os 200 anos da primeira edição da revista brasileira, mas também acompanhando as novidades tecnológicas do jornalismo e entendendo mais sobre o assunto”, destaca Galo durante entrevista.

Os debates desta terça começaram com a explanação de Sinval de Itacarambi Leão, diretor e editor responsável da Revista Imprensa, que completa 25 anos em 2012. Segundo ele, o meio de comunicação Revista mostra fôlego para muitos anos de mercado. “Do primeiro número aos mais de 4,7 mil títulos existentes no mercado atualmente, as revistas mostram fôlego de menina e as novas tecnologias ajudam a revitalizá-la”.

Já presidente da ABI, Walter Pinheiro, explicou a respeito das importantes datas comemorativas deste ano de 2012. “Estamos em um ano festivo. Duzentos anos da primeira revista; 100 anos do jornal A Tarde e também 100 anos de Jorge Amado. Juntando-se aos 25 anos da Revista Imprensa, 2012 torna-se um ano de imensa relevância para a mídia nacional e baiana”.