O deputado estadual e líder do PT na Alba, Marcelino Galo (PT), indicou hoje à Assembleia Legislativa da Bahia a concessão da Comenda 2 de Julho ao defensor público geral da Bahia, Rafson Ximenes. O chefe da Defensoria Pública do Estado ocupa o cargo desde 2019 e tem importações atuações à frente da instituição – Rafson foi o idealizador do Sistema de Planejamento de Expansão – Siped da Defensoria da Bahia e um dos maiores responsáveis pelo Plano de Expansão da Defensoria.
“Conceder a Comenda 2 de Julho à Rafson Ximenes é reconhecer todo seu empenho em aproximar a Justiça dos baianos e baianas e na luta pelos direitos humanos. A Defensoria Pública ganhou muito com a indicação de Rafson a defensor público geral, que desde que assumiu o cargo tem trabalhado para que as pessoas pobres tenham acesso a este direito constitucional, também essencial para nossa democracia, que é o acesso à Justiça”, disse Marcelino Galo, autor da proposta.
Rafson Saraiva Ximenes tem 38 anos, formado em Direito pela UFBA, é defensor público desde 2007 e já atuou como subdefensor público geral na gestão do defensor público geral do Estado da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo.