O deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista na Bahia, Marcelino Galo, chamou de crime de lesa-pátria a exploração de óleo e gás no entorno do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, extremo sul da Bahia. Nesta quinta-feira (10), haverá o leilão da área, mesmo com parecer técnico do Ibama apontando os riscos da exploração.
“O presidente do Ibama comete um atentado contra o meio ambiente ao ignorar o documento do próprio órgão e entregar a região à gigantes mundiais do petróleo e gás. Abrolhos possui a mais rica biodiversidade do Atlântico Sul com imensos corais e espécies ameaçadas de extinção, que contribuem para o equilíbrio ambiental e precisam ser preservadas. Em Brasília, a Frente Parlamentar Ambientalista, junto a organizações e outros parlamentares, entregará a assinatura de mais de um milhão de pessoas contra a exploração e aqui na Bahia endosso o pedido contra este crime ambiental”, disse Marcelino Galo.
Galo lembrou ainda do óleo, de origem desconhecida, que já atinge as praias de oito estados do Nordeste causando a morte de tartarugas e outros animais. “Esperaremos que o pior aconteça para proibir a exploração? O meio ambiente não suporta a ganância de grupos específicos interessados apenas no lucro. Não à exploração do petróleo em Abrolhos”.