Defensor da agroecologia e da produção de alimentos livres de veneno, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) apresentou Projeto de Resolução Nº 2.604/2018, na Assembleia Legislativa da Bahia, em que propõe a concessão da Comenda 2 de Julho para a culinarista Bela Gil.
O parlamentar justifica a proposta argumentando que a apresentadora do programa Bela cozinha, vida mais bela, é engajada no apoio a agroecologia, em questões sociais e com ações educativas, voltadas às crianças de escolas públicas e particulares de todo o país, como no combate a obesidade infantil. A filha do cantor e compositor Gilberto Gil também se notabiliza na luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos e foi uma das críticas da reforma da previdência, proposta pelo governo Michel Temer.
“A homenagem é justa por todo o exposto e por sua coragem em defender uma alimentação saudável, a reforma agrária, a democracia e as conquistas sociais do povo brasileiro”, enfatiza Galo, autor do projeto de Lei que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica na Bahia. A matéria aguarda apreciação dos deputados.