Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) participou, nesta quinta-feira (5), da abertura do IV Encontro dos Comitês Afluentes do São Francisco, que acontece até amanhã no Hotel Catussaba, em Salvador.
O evento, coordenado pelo presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, tem o objetivo de promover a integração entre os comitês afluentes e discutir a “Escassez Hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”. Principal Bacia Hidrográfica inteiramente brasileira, o Rio São Francisco celebrou ontem 516 anos de descoberto. A Bacia Hidrográfica sofre a maior degradação e crise da sua história. Para Galo, a derrubada da mata ciliar, o assoreamento, a captação irregular para irrigação, a poluição e contaminação de suas águas e de seus afluentes por agrotóxicos agravam o quadro vivido pelos ribeirinhos dos 5 estados e 521 municípios banhados pelo Velho Chico. “Encontros como esse são fundamentais para se avaliar o quadro atual do Rio São Francisco e articular iniciativas que possam trabalhar no sentido de revitalizarmos e fortalecermos essa importante bacia hidrográfica para nosso país”, afirmou o parlamentar.
A atividade reúne representantes de 23 comitês afluentes, seis comitês de bacias receptoras de águas da transposição do rio São Francisco, totalizando 29 comitês participantes, além de especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA).