Dança de salão, samba de roda, dança de rua, tango, balé, gafieira, forró, capoeira, jazz, hip hop estão entre as modalidades da linguagem artística que começaram a se apresentar no auditório da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (3), na V Semana da Dança, evento proposto pelo deputado Marcelino Galo (PT) e organizado por Bete Wagner desde 2013 no parlamento baiano.No primeiro dia de apresentações, o grupo Bamberg, com coreografias encenadas por artistas da terceira idade, estudantes das Escolas Elizabete Chaves e Cartolina Classe VII, Escolas Parque e Rubem Dario, do Balé Jovem de Salvador, da Escola Contemporânea de Dança, Ebateca Solo, MV Cia de Dança, Escola Dance Gin, Juntos e Misturados Duo e Adalgisa Rolim encantaram o público com intervenções artísticas que valorizavam do tradicional samba de roda, passando pelo balé clássico, à moderna dança de rua.
Além de celebrar a Dança, o objetivo da atividade, de acordo com o deputado Marcelino Galo, é o de fortalecer a importância dessa linguagem artística, “consolidando a luta dentro do parlamento por políticas públicas que valorizem a cultura na Bahia, um direito humano fundamental”. “A Semana da Dança é importante para que a gente sensibilize os deputados no sentido de que possamos fazer leis que apoie e fortaleçam a cultura, as linguagens artísticas presentes em nosso estado”, afirmou o parlamentar, que ressaltou o foco da atividade em privilegiar as escolas públicas. “É uma obrigação nossa, e temos esse compromisso político de trabalhar pela Cultura da Bahia”,acrescentou. “O destaque deste ano é o crescimento da participação dos grupos de alunos das nossas escolas públicas, que deixaram a condição de apenas espectadores, para apresentarem coreografias. Isto indica que a ideia da Semana, que é atrair a juventude para Dança e para Cultura, foi muito bem recebida pelos alunos e cresce a cada ano”, enfatizou Bete Wagner.
Funcionária da Casa, Isabele Reis prestigiou às apresentações e destaca a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento dos jovens. “Esse projeto é muito importante, porque incentiva os estudantes a ser mais comprometido com os estudos. É muito bom também porque pode contribuir com o surgimento de políticas públicas”, refletiu. Laís Silva, do Colégio Estadual José Augusto Tourinho Dantas, observa que a V Semana da Dança também contribui para troca de experiências e conhecimentos entre os grupos artísticos e os estudantes, além de reforçar a necessidade de valorização da cultura no estado. “Esse evento valoriza a cultura, a arte, e é importante que aconteça aqui na Assembleia Legislativa para que os deputados possam conhecer e valorizar essas linguagens culturais que são importantes para nós da escola pública. Elas contribuem para ampliar nossa visão de mundo, conhecer também novas formas de expressar nossas opiniões pelo corpo, então é bem válido esse encontro para nós jovens”.
Também prestigiaram o primeiro dia de apresentações estudantes dos Colégios Professor Bandolina, Professor Elisabete Chaves Veloso, Luís Rogério de Souza, Castro Alves e do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Para esta quinta-feira (4), a partir das 9 horas, estão previstas 18 intervenções. A atividade é aberta ao público.