Em entrevista ao programa Força do Povo, da Rádio Cruzeiro, nesta segunda-feira (13), o deputado estadual Marcelino Galo (PT) provocou a oposição ao dizer que o metrô só para em estação, “então, se quiserem pongar, é melhor ir para uma das estações construídas graças ao empenho e dedicação do governador Rui Costa e aguardar a parada do trem”.
No bate papo com o apresentador Moisés Bisesti, Galo lembrou que o metrô, inicialmente concebido nas gestões do então prefeito Antônio Imbassahy em 1998, na época no PFL, e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), “só tinha 6 quilômetros, que levou intermináveis 13 anos para ser concluído, tornando-se uma vergonha nacional”. Hoje, avaliou o parlamentar, Salvador terá a terceira maior malha metroviária do Brasil, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro, sendo um dos poucos municípios no mundo a ter o equipamento cortando a cidade desde o aeroporto.
“Todo mundo sabe que quando o governo do estado assumiu as obras do metrô, a realidade mudou completamente. As obras, que tem 72% de investimento do governo baiano, estão em ritmo acelerado, cortando toda Paralela até a entrada de Lauro de Freitas. Em maio o governador Rui Costa já vai entregar ele em operação até o estádio de Pituaçu. Aliás, Salvador nunca teve tanto investimento em mobilidade urbana como nos governos do PT. Qual foi a grande obra viária, de intervenção na cidade que tenha melhorado a mobilidade, feita pela prefeitura nos últimos 4 anos? Não tem, porque além de golpistas e falastrões, são pongões”, alfinetou Galo, ao pontuar. “A única coisa que eles sabem fazer é prejudicar o povo trabalhador, as reformas da previdência e trabalhista não me deixam mentir”.