O deputado estadual Marcelino Galo representou a Assembleia Legislativa da Bahia no 9º Congresso Estadual de Profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado nos dias 10 e 11 de junho, no Hotel São Salvador, na capital baiana. Com o tema central “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia brasileiras”, o congresso teve o objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o Sistema Confea/Crea e Mútua.
O congresso estadual contou com debates a partir de três eixos temáticos que subdividem o tema: Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade; Tecnologia e Inovação; e Carreira e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia. Durante seu pronunciamento, Galo analisou a conjuntura política e econômica que atravessa o Brasil, odesmonte da indústria nacional e os ataques que a engenharia brasileiratem sofrido nos últimos anos.
“Eu, que sou engenheiro agrônomo formado há mais de 30 anos na UFBA, nunca vi uma ofensiva tão irracional e irresponsável, de desmonte, como a que ocorre hoje em nosso país. De modo que os engenheiros, formados e os estudantes, precisam compreender a conjuntura política a partir da perspectiva do golpe, entender o que há por trás desse conluio, quais são os interesses, inclusive e sobretudo estrangeiros, e se organizar para lutar em defesa da democracia, da nossa soberania, da engenharia forte e valorizada, porque ela também é fundamental para nosso desenvolvimento econômico, social, tecnológico e científico. Para nosso fortalecimento enquanto Nação”, anotou o parlamentar.
Durante o evento, os 166 delegados, eleitos nos encontros municipais e macroregionais, conferiram a Palestra “Tecnologia, Inovação e Competitividade – Desafios atuais e perspectivas futuras”, ministrada pelo superintendente de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Thomas Buck.
O encontro, mediadopelo presidente do Crea, Marco Amigo,antecede o 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado em Foz do iguaçu (PR), nos dias 02 e 03 de setembro, quando os anseios dos profissionais da engenharia da Bahia serão apresentados.