O deputado estadual Marcelino Galo (PT) apresentou moção de pesar pela morte dos pescadoresElielson Grifo (42), Marciel da Silva (30) e Marlon dos Santos(32), em Nova Viçosa, no extremo sul do estado. Os pescadores, que tinham saído ao mar para testar o motor de um barco de pesca, ficaram desaparecidos em alto mar por 8 dias. Seus corpos foram encontrados na sexta-feira (3) em alto mar a uma distância de 3 milhas náuticas, correspondentes a 5,5 quilômetros da costa. Eles estavam presos uns aos outros por cordas, amarradas a coletes e boias da embarcação. Segundo a Marinha, este é um procedimento comum em naufrágios. O médico legista confirmou que os pescadores morreram afogados.
“Lamento profundamente o ocorrido. Eram três pais de famílias que tiravam o sustento do mar e, numa fatalidade ainda não esclarecida, infelizmente perderam a vida fazendo o que mais gostavam, que era pescar. Quero registrar aqui minha solidariedade aos familiares e amigos das vitimas e a todos os pescadores de Nova Viçosa e do extremo sul do nosso estado”, afirmou Galo na moção. Cumprindo agenda no estremo sul, o parlamentar esteve em Nova Viçosa no sábado (4) para se solidarizar com os familiares e pescadores da cidade.
A Delegacia da Capitania dos Portos, em Porto Seguro, instaurou um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de 90 dias, para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido.