A Assembleia Legislativa da Bahia realiza na próxima segunda feira (8), das 8h30 às 14h00, um Seminário Estadual sobre o “Ciclo Completo de Polícias”. O modelo de segurança, adotado em vários países no final do século XXI, será objeto de análise pelos debatedores, gestores e especialistas na formulação da Política Pública de Segurança no Brasil. A atividade, de iniciativa do deputado estadual Marcelino Galo (PT) e da deputada federal Alice Portugal (PC do B), ocorre em parceria com a Ordem dos Policiais do Brasil (OPB).
Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da ALBA, deputado Marcelino Galo, o encontro será mais uma oportunidade de ampliar a discussão sobre militarização e o modelo de segurança vigente no país. “Precisamos ampliar a discussão envolvendo todos os atores da segurança pública pra construirmos um modelo mais eficiente, que apresente resolutividade à sociedade, com uma polícia descentralizada, profissionalizada, com procedimentos transparentes de atuação e controle externo. Acho que o ciclo completo de polícias contempla isso e o Brasil não pode continuar a ser o único país na América Latina a não adotar o modelo adaptado – é evidente – às nossas necessidades territoriais, culturais e sociais”, frisou Galo, ao lembrar que o atual modelo de segurança não tem conseguido controlar a escalada da violência, como os crimes contra a vida.
Também participam da atividade, entre outras autoridades e especialistas, o deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT-MG), Eduardo Siqueira Campos, Policial Rodoviário Federal e professor de Direito Constitucional, José Robalinho, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República.