SSP faz balanço e apresenta planos à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia

O secretario de segurança pública do estado, Maurício Barbosa, apresentou nesta terça-feira (7) aos deputados da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa o balanço dos trabalhos nos últimos 4 anos e planos da pasta para o próximo quadriênio. De acordo com o presidente do colegiado, deputado estadual Marcelino Galo (PT), os dados mostrados pelo secretário revelam os avanços e desafios da segurança pública na Bahia, envolvendo, sobretudo, o setor de inteligência, o reforço do programa Pacto pela Vida e investimentos em setores como cultura e educação no fortalecimento do combate ao crime organizado e aos homicídios no estado.

“O secretário com o alto escalão da Secretaria de Segurança Pública, mostrando respeito ao parlamento e a comissão, apresentou o diagnóstico, do qual chegamos a conclusão inequívoca de que precisamos continuar a investir em inteligência policial, a equipar, preparar e valorizar os agentes de segurança e, sobretudo, investir em educação, cultura, para que brotem oportunidades e a juventude tenha condições de intervir no campo do desenvolvimento da sociedade, e não ser cooptada pela criminalidade”, afirmou Galo.

De acordo com Barbosa, entre 2009 e 2014 houve uma diminuição na taxa de homicídios por 100 mil habitantes na Bahia. “Nós chegamos a ter em 2009 uma taxa 61,3 por 100 mil habitantes. Ano passado diminuímos para 45. Falta muito para chegar a um índice aceitável pela ONU, que leva em conta países de primeiro mundo, com serviços de excelência como saúde e educação, mas estamos avançando, mesmo os países de terceiro mundo tendo uma grande defasagem em todas as áreas, não só na área de segurança, como também na educação”, afirmou Maurício, ao lembrar que apenas 1,3% dos 223.451 denunciados à polícia no Brasil cumprem penas em presídios.

Entre as iniciativas estratégicas apresentadas pela Secretaria de Segurança Pública para combater o crime organizado estão o fortalecimento da gestão com o aperfeiçoamento profissional, a formação, capacitação e valorização dos agentes de segurança, a prevenção e repressão qualificada da violência e a prevenção com foco em áreas criticas. Para isso, de acordo com o secretario Maurício Barbosa, entre 2007 e 2011, 55 mil policiais foram capacitados e 14.452 formados entre 2007 e 2014. No encontro, ele acrescentou ainda que o Estado saiu de 28 mil homens e mulheres na Polícia Militar para um efetivo de 31.608 policiais em 2013. Quanto aos desafios apontados, entre outros, estão a criação de 10 novas Delegacias de Homicídios e Proteção a Pessoa, com exclusividade na investigação e capacitação específica para os agentes, a criação de 15 novos Distritos Integrados de Segurança Publica (DISEP) e a implantação de novos Grupamentos de Bombeiro Militar no estado, tendo como meta global 24 unidades, além de novas unidades de Grupamento Aéreo no interior do estado, como em Porto Seguro, Lençóis e Barreiras. Também participaram da reunião o Comando-Geral da Polícia Militar, o Comando de Operações de Bombeiros Militar, o Delegado Geral da Polícia Civil, o Diretor do Departamento de Polícia Técnica, os deputados membros da comissão, entre outras autoridades.