O deputado estadual Marcelino Galo (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) uma moção de pesar pelo falecimento do arquiteto e militante político Zezéu Ribeiro,ocorrido na última quarta-feira (25) em decorrência de uma hemorragia digestiva.
“Mais do que um integrante do Partido dos Trabalhadores, Zezéu é um dos seus construtores e uma de suas maiores lideranças políticas da Bahia. Sua trajetória de vida está profundamente relacionada aos movimentos sociais, os sindicatos e a luta pela redemocratização”, afirma Galo.
Formado em Arquitetura e Urbanismopela Universidade federal da Bahia (UFBA), com pós-graduação em Gestão Ambiental,Zezéu Ribeiro iniciou sua militância política no movimento estudantilna década de 1970. Foi presidente do Sindicato dos Arquitetos da Bahia, do Instituto dos Arquitetos do Brasil e membro do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Foi, por três vezes, vereador de salvador e deputado federal, licenciando-se deste último, na legislatura 2011-2015, para assumir o cargo de Secretário de Planejamento da Bahia e, renunciando em 2014, para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia.
Zezéu estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e aguardava por um transplante de fígado. “Deixa saudades e uma história invejável de vida. Perde a política e perde a sociedade, com sua morte”, finaliza o deputado petista.