A passagem pelos 81 anos de emancipação política do município de Ipiaú, no sul baiano, comemorados nesta terça-feira, 2 de dezembro, foi destacado pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT) em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa. No texto, o parlamentar petista valoriza as tradições culturais e lembra à importância histórica e econômica da cidade para a Bahia, além de apontar para novos desafios que se apresentam ao município.
“Limítrofe a municípios vizinhos como Ibirataia, Jequié, Itagibá, Barra do Rocha , Aiquara e Jitaúna, o município de Ipiaú tem na economia a revelação de sua história no cultivo da lavoura do cacau e da pecuária extensiva.A região a que se insere vive momentos de mudança em sua economia com o advento damaior mina de níquel descoberta nos últimos dez anos na América Latina, no município de Itagibá, localizada a 8 km de Ipiaú”, afirma o parlamentar petista.
Galo ressalta a importância de Ipiaú aproveitar a oportunidade para dinamizar a economia e promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável.“Em seu 81º aniversário o município de Ipiaú passa pelo desafio de aproveitar as potencialidades de inserir-se de forma socioambientalmente correta no mercado mundial do Níquel. Portanto, num momento que exige a soma de esforços para que esta nova realidade econômica promova a melhoria das condições de vida da população”, ressalta.
O petista lembra que os investimentos orçados em U$ 450 milhões e a geração entre 300 a 500 empregos diretos na fase de produção do metal requer um “cuidado especial com a preservação ambiental da região e a tomada de medidas que visem o desenvolvimento sustentável e as medidas compensatórias e de divisão social dos lucros do empreendimento”.
As belezas naturais de Ipiaú também foram destacadas pelo deputado Marcelino Galo na moção. Eleenalteceu ainda a disposição, coragem e simpatia do povo ipiauense em defender seu legado e trabalhar por novas conquistas.“Ipiaú, com o Rio de Contas a lhe fornecer a vida, possui grande beleza paisagística e abundantes recursos naturais, além de um povo honesto e trabalhador que agora se coloca diante de novos desafios históricos”.