Debater o destino do lixo nas grandes cidades brasileiras foi o objetivo doworkshop Política Nacional de Resíduos Sólidos: Perspectivas e Soluções, que ocorreu nesta quinta-feira (27), no Auditório do Centro de Aperfeiçoamento Funcional, do Ministério Público do Estado da Bahia, no bairro de Nazaré. Este foi o nono evento promovido pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), em diferentes sedes dos Ministérios Públicos nas capitais brasileiras.
Relator da Política Estadual de Resíduos Sólidos, legislação aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia em dezembro passado, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) destacou a importância das palestras e discussões para o enriquecimento do entendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Esse seminário reúne atores importantes para a implementação da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, tanto do poder público, quanto da sociedade civil. Esse esforço garante o acúmulo coletivo de informações e também a junção de esforços para a implementação desta política em nosso estado", afirmou Galo, que coordena a Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia e ocupa a vice presidência da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa. Ao analisar a implementação da Política de Resíduos Sólidos, o seminário avaliou os desdobramentos do cenário atual, as ações, conseqüências e responsabilidades quanto aos lixos gerados pela sociedade. Entre os temas abordados em mesas redondas, que ocorreram nos turnos da manhã e tarde, esteve a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Gestão de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, entre outros. No dia 11 de dezembro Manaus encerra o ciclo de palestras e debates em torno do tema promovido pelo workshop do Ministério Público.