Os líderes doMovimento de Luta Por Moradia Digna (MLPMD), Zé Leite e Walter Sena,estiveram reunidos ontem (12) com o deputado estadual Marcelino Galo (PT) e a ex-secretáriade Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Moema Gramacho, para discutir ações que contemplem as reivindicações dos movimentos sociais no que diz respeito à aquisição de casas e serviços complementares do programa Minha Casa Minha Vida.
De acordo com o deputado Marcelino Galo, o objetivo éidentificar as necessidades dos movimentos, através do diálogo, “e reforçar o apoio à luta por casas e serviços sociais adicionais que contribuam para inserção social e econômica das famílias contempladas pelo programa habitacional do Governo Federal”. Moema Gramacho ressalta a importância do apoio aos movimentos sociais que lutam para reduzir o déficit habitacional no país.“Tive o cuidado de garantir cinco mil moradias para os que mais precisam quando fui prefeita de Lauro de Freitas. Sei o que significa pra uma família a realização do sonho da casa própria emocional e politicamente. Sempre continuaremos para ampliar esse acesso”, afirmou.
Na avaliação dos dirigentes doMovimento de Luta Por Moradia Digna ,Zé Leite e Walter Sena, “as obras do Minha Casa Minha Vida mudou a cara da cidade do Salvador e região metropolitana”. Para eles, “o apoio do deputado Marcelino Galo e da ex-secretária Moema Gramacho tem sido importante até agora para a conquista de moradias e será muito importante para as moradias que temos a conquistar para as famílias de baixa renda”.
De acordo com dados do programa Minha Casa Minha Vida mais de 1,560 milhão de unidades habitacionais estão em construção no Brasil. Entre unidades entregues e em construção a Bahia conta atualmente com mais de 270 mil novas habitações apenas pelo programa do Governo Federal.