O deputado estadual Marcelino Galo (PT) destacou nesta terça-feira (18) a importância do disque 100 no enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Durante o lançamento em Salvador da Campanha Nacional de Carnaval pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, o petista afirmou que o objetivo da ação é alertar a sociedade e fortalecer a conscientização social para o “combate a uma das práticas mais abomináveis deste século”.
Ao lado da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Galo ressaltou a importância do trabalho em rede, integrado, envolvendo sociedade civil e o poder público no enfrentamento “a práticas agressivas aos direitos humanos, que comprometem profundamente o desenvolvimento e o futuro das crianças e adolescentes do nosso país. Por isso a importância da denuncia através do disque 100, para que possamos proteger nossas crianças e punir os agressores”. A ministra Maria do Rosário endossou a importância da denuncia e mobilização social, através de estratégias integradas de proteção, no enfrentamento a violência e exploração sexual cometidas contra crianças e adolescentes.
De acordo com aSecretaria de Direitos Humanos da Presidência da República,o Disque 100 recebeu 82.281 denúncias de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes em 2011, uma média de 225 por dia. Os dados computados em 2012revelam que 31% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são praticadas, principalmente no seio familiar, por pais, padastros ou responsáveis. Para fortalecer o enfrentamento a esta violação, na última quarta-feira (12), o Senado Federal aprovou umprojeto de lei que torna hediondo o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A proposta, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, está na Câmara dos Deputados.Na Bahia, a campanha envolve esforços dos governos estadual e federal e tem como slogan ‘Fique de Olho, Solte a Voz, Denuncie a Violência Sexual e o Trabalho Infantil’. Materiais informativos serão distribuídos em pontos de grande circulação durante o carnaval,como portos, aeroportos, rodoviárias, hotéis e nos próprios circuitos,para que todos fiquem atentos e denunciem violações aos direitos de crianças e adolescentes. Também participaram da solenidade o governador Jaques Wagner, oMinistro do Turismo, Gastão Vieira eSecretario de Combate a Pobreza,César Lisboa, entre outras autoridades.