O deputado estadual Marcelino Galo (PT) comemorou nesta segunda-feira (6) a assinatura do contrato de adesão dos dois terminais do Porto Sul pelo governador Jaques Wagner e o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Antônio Henrique Silveira. Para o petista, o porto, a ser construído em Ilhéus, vai dinamizar a economia da Bahia e fortalecer a integração com regiões fundamentais para o desenvolvimento do estado através da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
“É um novo desenho para a economia do estado, que vai diversificar a infraestrutura do transporte com a incorporação do modal ferroviário, historicamente sucateado em nosso estado para privilegiar as rodovias e atender os interesses das montadoras automotivas estrangeiras e produtoras de pneus que se instalaram no Brasil no século passado”, afirmou Galo.
“A ferrovia, além de propiciar um transporte mais econômico e eficiente, vai promover a integração com importantes regiões do nosso estado, dando dinamismo a economia do Oeste, Sudoeste e Litoral Sul, além de possibilitar a consolidação do pólo logístico de Vitória da Conquista e Região Sudoeste do nosso estado. É uma nova etapa, portanto, do desenvolvimento da Bahia”, emendou o deputado Marcelino Galo, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa.
Considerado o maior empreendimento portuário do Nordeste, o Porto Sul movimentará cargas de todos os tipos de granel e cargas em seus diversos acondicionamentos, com estimativa, no 25º ano de funcionamento, de operar 100 milhões de toneladas/ano.O projeto faz parte do plano logístico de escoamento da produção do país correlacionado com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste. O objetivo é desafogar os portos do Sul e do Sudeste e fortalecer o transporte Aquaviário no Nordeste brasileiro.A previsão de construção dos terminais marítimos é cinco anos.