Seminário sobre resíduos sólidos na Alba debate ações para municípios baianos

A atividade iniciou a nova programação para este segundo semestre da Frente Parlamentar Ambientalista, coordenada pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), atual vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa. “Teremos ao longo do semestre diversas atividades como essa. A intenção é ampliar os debates, tirar dúvidas e conhecer mais sobre cada tema específico”, afirma o petista. No seminário, representantes de órgãos do estado, cooperativas de reciclagem e da União dos Municípios da Bahia (UPB) fizeram explanações sobre o alinhamento das informações prioritárias, apresentando prazos, metas e dificuldades inerentes aos municípios.

“Temos apoiado a implementação de consórcios públicos como instrumento para a busca de soluções para os resíduos sólidos. Entretanto, temos visto a dificuldade destes consórcios acessarem efetivamente os recursos necessários à implementação destas soluções. Dessa forma, momentos como esse são fundamentais para o encaminhamento dessas questões”, diz o coordenador do Núcleo de Apoio aos Consórcios Públicos da Secretaria de Planejamento do estado, Maurício Ferreira.

Já André Paternostro, que coordena a pesquisa e captação de recursos da ONG Pangea, “o evento promovido pela Frente Parlamentar foi de suma importância, pois reuniu várias ações do governo do estado que estavam acontecendo em paralelo. A socialização dessas informações será de grande valia para subsidiar sobre o projeto de lei do Plano Estadual de Resíduos Sólidos”. Para o representante da Campanha da Coleta Seletiva de PET e Latinha (Camapet) e do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, Joilson Santana, “a atividade estimula o debate e a construção de metas e estratégias para gestão dos resíduos sólidos com a inclusão socioeconômica dos catadores de material reciclável”.