O maestro Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), teve seu nome indicado para o recebimento da Comenda Dois de Julho pelo deputado Marcelino Galo (PT). Segundo o artigo primeiro do projeto de resolução apresentado pelo parlamentar, a indicação se dá "pelos serviços prestados à comunidade baiana, através da prática coletiva de música entre a população infanto-juvenil da Bahia, promovendo a integração social".
Conforme destaca Galo, o Neojiba foi criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia. Fundado pelo maestro Ricardo Castro, o programa atribui especial importância à atividade pedagógica e ao desenvolvimento social através da música. Marcelino ressalta que, através do programa, crianças e jovens do estado encontram ferramentas decisivas para o desenvolvimento pleno de suas capacidades, tudo sempre pautado na excelência artística. Atualmente, Ricardo Castro é diretor geral e também artístico do programa que é gerido pela Associação de Amigos das Orquestras Juvenis e Infantis, com a manutenção da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e apoio do Teatro Castro Alves.
O deputado salienta que o Neojiba tem como prioridade a formação musical em diversas vertentes, oferecendo aos integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional (NGF) atividades como Classe de Regência, Classe de Teoria, Capacitação em Monitoria, entre outras. E, ainda, que seus integrantes, sem distinção social, fazem jus a instrumentos musicais para a prática orquestral, material pedagógico, ensino de prática e teoria musical, dispensados por profissionais qualificados, auxílio transporte e lanche e os integrantes do NGF recebem também uma bolsa auxílio. "O Neojiba desempenha, através da música, a função social de apresentar possibilidades de mudança na vida de jovens e crianças, ajudando-os a tornarem-se capazes de construir um futuro melhor", declarou o deputado, justificando a sua indicação.