No encontro na capital federal ficou decidido que o MPT vai apoiar a reeleição do atual presidente nacional do PT, Rui Falcão. Com isso, não haverá disputa para o Processo de Eleição Direta (PED), tendo o PT se voltado todo para a reeleição de Falcão.
Na Bahia, os pré-candidatos à presidência estadual do partido vão marchar com Rui Falcão. “Acreditamos no trabalho desenvolvido por ele nesse período que esteve à frente do PT e no fortalecimento que a sigla teve com as articulações políticas”, declara Galo. O parlamentar petista afirma que, ao compor a coordenação nacional da tendência, naturalmente acontece um avanço político para enfrentar processos como a disputa interna pela presidência do PT na Bahia e a escolha do nome que vai substituir Jaques Wagner em 2014. “Estamos cientes que é mais um passo importante para o crescimento das propostas do partido e da participação da militância nas decisões”, completa.
De acordo com informações do deputado baiano, o apoio do MPT a Rui Falcão aconteceu “por se tratar de um importante momento da conjuntura, onde o principal embate se dá com a direita brasileira e pela necessidade de desbloquear as relações internas do PT”. Ainda tratando da composição do MPT Nacional, foram indicados, junto com Marcelino Galo, os petistas Ana Torquato, que compõe a Comissão de Negros e Negras, Wesley Francisco, que assume a Coordenação do Núcleo LGBT, Luciana Mandelli, na Comissão do PED, e Camila Vieira, que vai acompanhar os debates sobre a democratização da comunicação.