Construídos em consórcio pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e pelo grupo Brennand Energia, os parques São Pedro do Lago, Sete Gameleiras e Pedra Branca estão ligados ao Sistema Integrado Nacional por uma linha de transmissão de 58 quilômetros, que já está operando. Toda a energia produzida está sendo distribuída para residências e indústrias.
Durante a inauguração, Wagner destacou a importância do investimento em produção de energia limpa e as melhorias que isso proporciona as comunidades locais. “Estamos aqui em plena seca e no meio de toda a preocupação com a falta de água podendo ver essa obra, que tem tanta modernidade e tecnologia aproveitando os ventos para gerar desenvolvimento”.
O ministro ressaltou a sustentabilidade da energia gerada e os efeitos que ela tem no combate a seca. “Gerando energia através do vento podemos destinar a água do São Francisco para o consumo humano, animal e irrigação e menos para produção de eletricidade”.
Destaque
A previsão é que os parques de Sento Sé sejam triplicados nos próximos anos, passando dos atuais 90 megawatts para cerca de 300 megawatts. Além deles, a Bahia tem outros parques instalados ou em implantação. Em Caetité e Brotas de Macaúbas as unidades estão prontas. Já nas cidades de Morro do Chapéu, Campo Formoso, Igaporã, Pindaí, Sobradinho e Casa Nova estão sendo construídas. O parque eólico de Casa Nova, por exemplo, será o maior da America Latina o que coloca o estado como destaque e líder nacional na produção de energia eólica.
Com o grande potencial que tem para aproveitamento do vento na geração de energia e o empenho do Governo do Estado na atração de investimentos nessa área, a Bahia se tornou também um pólo da fabricação de equipamentos que compõem as torres eólicas. Fabricantes de aerogeradores como a francesa Alston e a espanhola Gamesa se instalaram em Camaçari. “Isso criou um novo ramo de indústria na Bahia. São novos empregos, mais renda e desenvolvimento para nosso povo”, disse o governador.
Assinada autorização para recuperar mais um trecho da BA-210
Durante a inauguração dos parques eólicos de Sento Sé, o governador Jaques Wagner assinou ordem de serviço para a pavimentação do trecho de 49 quilômetros da BA 210, que liga a cidade de Sobradinho ao distrito de Piçarrão. A obra é uma reivindicação dos moradores, produtores agrícolas e prestadores de serviço de transporte da região e deve ficar pronta até o fim do ano.
“Já recuperamos quase toda a BA-210, que é uma estrada importante desta região e liga praticamente todos os municípios que estão à beira do São Francisco. Até dezembro de 2014 queremos ter recuperado todos os 610 quilômetros da rodovia”, afirmou o governador Jaques Wagner.
Para o agricultor Josias Silva, que mora na cidade, a obra vai melhorar a vida da população e reduzir os prejuízos com o escoamento da produção. “Aqui o produtor acabava gastando mais pra transportar por conta da condição precária da estrada. Com essa obra que está chegando vamos reduzir essa despesa e aumentar nossa renda”.
Secom – Secretaria de Comunicação social