Galo também agendou visitas da titular da pasta de Direitos Humanos do governo Dilma à Bahia e levou a conjuntura política do estado para a avaliação do Movimento PT. Duas agendas ficaram pré-definidas com a presença de Maria do Rosário no estado, além da confirmação da participação dela em atividade, no dia 18 de abril, no município de Vitória da Conquista.
Segundo o deputado petista, o diálogo entre ele e a ministra envolveu, entre outros assuntos, uma avaliação do funcionamento das comissões da verdade no país, criada para investigar violações de direitos humanos ocorridas durante a Ditadura Militar. “Discutimos a possibilidade dessas comissões serem ampliadas para que organizações como a CUT [Centro Única dos Trabalhadores], a Assembleia Legislativa da Bahia e a ABI [Associação Brasileira de Imprensa] criem as suas próprias comissões da verdade, ao invés dessa atuação ficar restrita aos governos”, declara.
Discutimos a possibilidade dessas comissões serem ampliadas para que organizações como a CUT, a Assembleia Legislativa da Bahia e a ABI criem as suas próprias comissões da verdade, ao invés dessa atuação ficar restrita aos governos.Marcelino Galo[/caption]
Sobre as agendas definidas com a ministra Maria do Rosário na Bahia, Galo afirmou que serão duas audiências públicas. “Uma delas para avaliar as políticas de Direitos Humanos do Ministério, em encontro com todas as entidades, não só as especializadas, mas também outras organizações, como as de moradores de rua, quilombolas, pessoas com deficiências e pescadores. Esse encontro vai depender da disponibilidade da Assembleia Legislativa, mas a intenção é fazer na Casa essas agendas. A outra audiência é para fazer o lançamento do programa Viver Sem Limite, um plano nacional dos direitos humanos relativos à pessoa com deficiência. Faremos esse lançamento na Bahia”, afirma Galo.
Sobre política, o deputado e a ministra destacaram a avaliação das conjunturas políticas do quadro nacional, do estado da Bahia e discutiram os próximos passos da tendência interna Movimento PT, que está organizando os encontros regionais no estado. “Em maio acontece o encontro nacional da tendência em Brasília e no dia 18 deste mês de abril, a ministra estará em Vitória da Conquista para ministrar uma aula inaugural na Uesb [Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia], vamos fazer também uma reunião com o prefeito Guilherme Menezes”, completa o parlamentar.