O deputado petista Marcelino Galo participou dos festejos, cumpriu agenda política na sede do Partido dos Trabalhadores, que completará no próximo dia 10 de fevereiro, 33 anos de fundação e compareceu à Colônia de Pescadores Z-1. “A Festa de Iemanjá é uma das mais populares do calendário baiano. Todos os anos venho aqui agradecer e conversar com os companheiros pescadores, pois, apesar das conquistas alcançadas, ainda é preciso avançar muito na organização desse setor. Vamos aproveitar a oportunidade para agradecer a Iemanjá pelos 10 anos no governo federal, os oito anos do governo estadual e ganhar força para conquistarmos vitórias em 2014”, lembra o parlamentar.
No ano de Processo de Eleição Direta (PED), a festa serviu também de vitrine para políticos e suas movimentações, iniciadas na semana passada com o encontro estadual da tendência petista “Movimento PT”, que entre seus expoentes nacionais estão a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o deputado federal pernambucano Fernando Ferro (PT-PE) e o estadual paraibano Frei Anastácio (PT-PB). Reuniu também lideranças petistas de expressão estadual, como o secretário de Planejamento do governo Wagner, Sérgio Gabrielli, o vereador de Salvador Waldir Pires (PT) e o deputado federal Nelson Pelegrino (PT), além de Jonas Paulo, atual presidente do partido na Bahia.
“É importante que o PT tenha um nome para representar o partido em 2014”, salienta o secretário sem entrar em detalhes sobre a sucessão de Jaques Wagner. Para Marcelino Galo, “a presença dessas lideranças tão ilustres demonstra o fortalecimento do partido e a nossa união para enfrentar os desafios que virão pela frente”. O deputado petista, que já foi superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura, encaminhou recentemente à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um Projeto de Lei (PL) sugerindo que as colônias de pescadores, células organizativas dos pescadores artesanais, se tornem patrimônio cultural e imaterial do Estado. O projeto está em tramitação na casa. Galo encerrou as atividades na tradicional feijoada do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge/Ba), que atrai todos os anos diversos representantes da categoria, filiados e amigos.