No município de Jaguaripe, o parlamentar visitou também a comunidade de Terra Santa, a 10 km da sede. Na Colônia de Pescadores, o parlamentar apresentou as ações já realizadas para o setor, a exemplo da Lei da Pesca, a solicitação de renovação da frota para pescadores artesanais e o repovoamento das espécies pouco exploradas nos maiores reservatórios de Itaparica. Participaram também o professor e biólogo Everaldo Queiroz, o empresário do ramo de transporte de Itaparica, Zezinho da Politur, o vereador Péricles Silva, o presidente da Colônia de Pescadores, Amilton de Oliveira e o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Itaparica, Edvaldo Negão.
Galo lembrou a importância da implantação do Ministério da Pesca e Aquicultura na Bahia (MPA), onde foi superintendente por dois anos. “O MPA foi um marco na luta dos pescadores, pois conseguimos mostrar a importância deste setor que antes era invisível para a sociedade e para os órgãos públicos”, afirma. Na pauta de solicitações dos pescadores e marisqueiras está o acesso a água potável e melhor estrutura para o processamento e armazenamento do pescado.
O petista ainda participou do aniversário de 12 anos da Associação de Trabalhadores Rurais e Pescadores de Encarnação de Salinas, com a presença de representantes do setor, vereadores e secretários municipais. Lá, Galo reafirmou o compromisso em intensificar as políticas públicas para o segmento.