página inicial
compartilhe:

Pesca - 09/05/2013 17:01h


Bahia lança a Federação da Pesca com participação de mais de 60 associações


Os profissionais da pesca da Bahia ganharam, nesta quinta-feira (9), um grande reforço para a luta diária pela redemocratização do setor no estado.

 Trata-se da criação da Federação das Associações, Sindicatos e Colônias de Pescadores e Pescadoras do Estado da Bahia (Fapesba), que foi efetivada como entidade com a participação de mais de 60 associações. O ato de lançamento da Fapesba foi realizado no auditório do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro) e contou com a participação de profissionais da área e do deputado estadual Marcelino Galo (PT), representante da pesca e da aquicultura na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Para o parlamentar petista, a criação da federação representa um marco para as ações da pesca na Bahia e um avanço para as consolidações de políticas públicas. “Essa entidade vai ser a libertação dos pescadores e pescadoras da Bahia. A iniciativa de criar a federação é fruto do trabalho dos homens e mulheres que estão aqui hoje e que não vão esquecer esta data. Temos que registrar isso, pois nossos filhos e netos vão lembrar do dia 9 de maio, na sede do Sindpetro, quando foi fundada a federação mais forte que já teve neste estado. E pela composição que tem aqui, sem dúvida nenhuma, vai surgir com muito mais força do que já existe”, frisa Galo.

 O presidente do Sindicato de Pescadores e Marisqueiros da cidade de Nazaré das Farinhas, Pedro Pereira da Silva, idealizador da federação, disse que o dia é para se comemorar. “Hoje, estamos alegres, vamos soltar foguetes, porque a federação é um exemplo da atividade do pescador, para que outras federações não tenham como manipular”.

 Já Antonio Jorge Teixeira dos Santos, atual presidente da Colônia Z3, da Ilha de Bom Jesus dos Passos, disse que a nova federação é importante, já que os profissionais tinham apenas uma entidade, que é a Federação do Estado da Bahia. “Nós temos a ciência que o segmento da pesca é um só, e tem que atender a todas as classes, sindicatos, colônias e associações. Precisamos dessa federação para mostrar que nós temos uma liderança que vai funcionar melhor do que a que se diz representada pela Federação dos Pescadores do Estado da Bahia”, completa.


Comentários do website providos por Disqus
Notícias
Fotos
Vídeos
Podcast
Agenda
Blog
Enquete

Como você avalia o governo da presidenta Dilma Rousseff?








+ Arquivo


Palácio Dep. Luís Eduardo Magalhães, 1ª avenida, 130, prédio anexo, gab. 102 WL, CEP: 41.745-001, CAB, Salvador-Bahia | e-mail: contato@marcelinogalo.com.br | Desenvolvido pela: Loupbr.